segunda-feira, julho 14, 2008

Para fazerem tantos descontos, imaginem o que eles não ganham...

Este fim de semana fui fazer algumas compras ao Hipermecado Continente e os descontos que acabei por obter fizeram-me pensar sobre este frenesim de tácticas de fidelização. Passo a detalhar:
  • Fiz compras num total de 61,84 €
  • Por causa de uma campanha que agora há em que alguns produtos dão origem a descontos de 75 % (para serem usados nos próximos dois meses) acabei por ficar com um vale de desconto no valor de 7,53€ para ser usado durante o mês de Agosto e outro de 3,77€ para ser usado durante o mês de Setembro
  • Como já vai sendo habitual, recebi também um talão de desconto de combustível (5 cêntimos a menos em cada litro) para usar na Galp, o que no meu caso reflecte-se num desconto de 1,50€ (quando atesto o meu carro)
  • Quando for usar este talão, a Galp dar-me-á um outro talão de desconto no mesmo valor para usar de novo em compras num Modelo ou Continente
  • Fui também informado que por ter acumulado compras no cartão Continente no valor de 500€, tenho um novo desconto, no valor de 5€, para usar quando quiser através do cartão
Ora bem, somando isto tudo, acabo por ter um desconto efectivo (mas distribuído de forma temporal) de 19,30€, o que subtraído ao valor inicial da compra (61,84€), 42,54€, reflecte-se num desconto de cerca de 31%. Sim, eu sei que para usufruir desses descontos eu terei de consumir mais, mas a verdade é que, quando o fizer, volto a ter novos descontos e assim sucessivamente.

Se eles conseguem fazer descontos na ordem dos 30%, imaginem qual será a margem de lucro inicial. Dá que pensar, não é?

Sem comentários: