sexta-feira, julho 04, 2008

Artista Musical da Semana: Gary Jules

Em 2001 estreava o filme Donnie Darko e com ele nascia uma nova estrela da música: Gary Jules. Na altura, Gary Jules era um músico já com um álbum lançado (Greetings from the Side - 1998) e prestes a lançar o seu segundo (Trading Snakeoil for Wolftickets - 2001), mas não gozava de qualquer sucesso no seu país. De facto, era uma figura de culto no underground Londrino mas nos Estados Unidos, a sua música não parecia fazer furor.

A escolha de uma das suas músicas, "Mad World", para abrilhantar a sequência final do filme, veio mudar essa tendência. De um dia para o outro, o seu segundo álbum atingiu recordes de vendas e Gary Jules tornou-se uma referência no folk/rock e indie acústico Americano.

Apreciem então esta bela música, "Mad World":



Na altura em que vi o filme (não no cinema, vi em DVD quando foi lançado), aquela sequência final marcou-me, mas acabei por não tomar a iniciativa de descobrir de quem era a música. Foi só passado alguns meses que, quando estava no carro do meu primo, ouvi a música de novo a tocar no leitor de CDs e perguntei-lhe imediatamente de quem era. Quando ele me emprestou o CD tive a oportunidade de comprovar que a qualidade do álbum é bastante consistente com a música que o tinha tornado famoso.

Melodias calmas acompanhadas com uma guitarra ritmada e as ocasionais teclas e percussão, fazem de Gary Jules um dos poucos artistas que conseguem transmitir uma panóplia de emoções numa música sem torná-la demasiado "pesada". Talvez por isso, cada vez mais as suas músicas são usadas para trazer mais emoção a cenas de filmes e séries de televisão.

Vejam como esta sequência final de um dos episódios da 3ª temporada de Grey's Anatomy ficou muito mais interessante com uma das suas músicas ("Falling Awake", do seu terceiro álbum, "Gary Jules") a tocar no fundo:



Com o seu terceiro álbum, "Gary Jules" (2006), Gary Jules trouxe-nos mais do mesmo, o que neste caso só pode ser considerado como excelente. Para mim, as suas músicas vão estar sempre presentes nas playlists do iPod que uso para ouvir no carro, enquanto passeio pela marginal a apreciar um belo pôr do sol com a minha mais-que-tudo. Há poucas coisas na vida melhores que uma boa música que serve de banda sonora a um momento romântico como esse :-)

Links úteis:

Sem comentários: