sexta-feira, junho 27, 2008

Artista Musical da Semana: Ani DiFranco

Foi em 1999 que fiquei a conhecer a musicalidade de Ani DiFranco pela primeira vez. Quando comecei a trabalhar na faculdade, um dos Professores que partilhava o gabinete com o Professor com quem eu trabalhava ficou muito contente quando lhe emprestei um álbum de um dos meus cantores favoritos da altura, Ben Harper, e decidiu retribuir o gesto emprestando-me um dos álbuns de Ani DiFranco.

Tal como aconteceu com as músicas de José González, o álbum de Ani DiFranco em questão, "To The Teeth", marcou-me imenso e não foi só pela sua musicalidade. O poder político das mensagens contidas nas letras de Ani DiFranco permitiram-me saborear ainda mais as músicas.

Após ter sido conquistado pelo talento para o folk acústico de Ani DiFranco, decidi partir à descoberta de mais trabalhos desta cantora e qual não foi o meu espanto quando descobri que "To The Teeth" era o seu 12º álbum de originais. De facto, Ani já tem 19 álbuns de estúdio e mais 10 álbuns ao vivo. Não é de estranhar portanto que ela seja a cantora da qual eu tenho mais discos em toda a minha colecção de música. E só tenho 10 álbuns :-)

Apreciem aqui um vídeo de uma das minhas músicas favoritas dela, Here For Now, do álbum Evolve (de 2003):



Feminista assumida e com muito para dizer do ponto de vista político, Ani DiFranco faz-se acompanhar principalmente da sua guitarra para espalhar os seus "poemas". E fá-lo brilhantemente sem nunca perder de vista aquilo que a move: a arte de conseguir divulgar a sua mensagem (a luta contra a desigualdade dos sexos e as atrocidades de que os Estados Unidos da América são protagonistas) através de uma musicalidade a que ninguém fica indiferente. E para que a sua voz não fosse calada por nenhum movimento de poder corporativo, ela decidiu criar a sua própria editora, a "Righteous Babe Records", que é a responsável pelo lançamento de todos os seus álbuns.

Só agora, ao fim de quase vinte anos de músicas e poemas, é que Ani DiFranco achou que era importante fazer uma retrospectiva da sua carreira e lançou recentemente o seu álbum de "greatest hits". E este é que será com certeza um álbum de introspecção, ao contrário do que alguns músicos fazem em que o seu 3º ou 4º álbum já é um "greatest hits". Ela criou muito e só 28 álbuns depois (sem contar com participações com outros músicos) é que achou que era importante rever a sua carreira musical. E tal feito deveu-se principipalmente ao facto de ter sido mãe recentemente o que, como ela diz, acalmou-lhe o ritmo e fê-la pensar nos seus novos objectivos de vida.

Vejam aqui uma entrevista em que ela fala deste período na sua vida:



Só há uma coisa que eu não gosto na AniDiFranco: o facto de nunca ter vindo a Portugal dar um concerto :-)

Links úteis:
- Página na Wikipédia
- Página Oficial
- Profile no MySpace
- Profile no Last.fm

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu conheci-a mais tarde, mas adoro-a. No entanto, sei que ela ja veio a Portugal...mas foi ha muitos anos (97?), eu ainda nao sabia que ela existia.