sexta-feira, junho 06, 2008

Artista Musical da Semana: Imogen Heap

Nota: Decidi iniciar uma nova rubrica aqui no blog, "Artista Musical da Semana", onde pretendo dar a conhecer alguns dos artistas musicais que mais aprecio. Naturalmente, a ideia é poder criar um post deste género todas as semanas, mas só o tempo dirá se tal será possível. Seja como for, espero que apreciem e que usem este espaço para, como diz o Adelino Gonçalves da Rádio Marginal: "...reencontrar velhos amigos ou quem sabe, fazer novas amizades".

Nada como começar uma nova rubrica com uma artista de arrasar que tem estado sempre em alta nas minhas playlists musicais dos últimos anos. Imogen Heap (sim, este é o nome verdadeiro dela, não é um nome artístico) é uma compositora/cantora/produtora Britânica de música electrónica com um talento invejável. Basicamente, ela é uma one-woman-show que faz tudo nos seus álbuns e, mesmo ao vivo, conta com poucos colaboradores. Fazendo uso da mais avançada tecnologia de música electrónica, Imogen Heap faz misturas de teclas, ritmos, samples e voz de forma brilhante, produzindo algumas das melhores e mais originais músicas electrónicas que já ouvi.

A primeira vez que ouvi uma música dela foi em 2005 no filme Garden State, o filme escrito, interpretado e realizado por Zach Braff (o conhecido actor da série Scrubs). O filme, para além de ser muito bom do ponto de vista cinematográfico, mostrou a talentosa veia musical de Zach Braff (o qual também escolheu toda a banda sonora do filme), tendo inclusivé ganho o Grammy para melhor banda sonora de filme. O tema em questão é o "Let Go" que podem apreciar no vídeo seguinte juntamente com imagens do filme:


Este tema faz parte do álbum Details, o único álbum que criou quando fazia parte da formação da banda Frou Frou. Frou Frou foi uma banda composta por Imogen Heap e Guy Sigsworth e que só durou durante o tempo em que criaram o álbum referido.

Foi portanto, após ter ouvido a música no filme que fiquei curioso e decidi investigar um pouco mais sobre esta artista. Descobri portanto que os Frou Frou só fizeram este álbum (com muita pena minha) mas que Imogen Heap tem trabalhado bastante a solo.

Mesmo antes de fazer parte dos Frou Frou, Imogen criou o seu primeiro álbum, I Megaphone, o qual não sendo uma brilhante obra, já mostrava o talento enorme de uma rapariga que faz tudo sozinha. O seu segundo álbum a solo, Speak For Yourself, já veio depois do sucesso de Details e mostra, em todo o seu esplendor, a criatividade de Imogen Heap para criar melodias electrónicas que podem ser ouvidas vezes e vezes seguidas sendo que, de cada vez que se ouvem, parecem melhores. E porquê? Porque vamos apreciando todos os pormenores com mais atenção. E de facto, as suas músicas são para serem apreciadas com intensidade e necessitam, por isso, de um certo nível de dedicação. Não é o tipo de música que ouvimos enquanto estamos a trabalhar. É mais o tipo de música em que nos sentamos no sofá com o iPod com o volume bem alto e apreciamos a música no máximo do seu potencial.

Foi deste álbum que surgiu uma das músicas mais originais que já ouvi, Hide and Seek, que podem apreciar no YouTube. Esta é uma música que, em certa medida, é só à base de voz. No entanto, Imogen Heap aplica um conjunto de efeitos na voz para dar um ar mais angelical e poderoso à música, o qual resulta brilhantemente, na minha opinião.

Esta música é de tal forma enigmática que se tornou um fenómeno de A Capella no YouTube, com dezenas de grupos de cantores a reproduzirem a música só com a sua voz. E talvez também por ser tão interessante, Zach Braff decidiu incluir a música no seu segundo filme, The Last Kiss, mostrando mais uma vez um faro apurado para construir compilações de bandas sonoras.

De facto, as suas músicas são altamente expressivas e talvez por isso são constantemente escolhidas para fazerem parte de cenas de filmes ou séries de televisão. Desde filmes como As Crónicas De Narnia, a séries de televisão como The O.C. e Heroes, as músicas de Imogen Heap encaixam perfeitamente nas cenas, enriquecendo-as ao ponto de se destacarem das restantes cenas do filme.

Apesar da brilhante carreira que tem tido até agora, Imogen Heap tem mantido a sua humildade e simpatia e isso vê-se na forma como comunica com os fãs. Para além da sua página oficial e da sua página no MySpace, a artista mantém um blog e um canal no YouTube onde tem uma espécie de video-diário com o andamento dos seus trabalhos, nomeadamente ao nível do seu terceiro álbum a solo. É neste diário que se percebe perfeitamente a origem da sua criatividade e sucesso, que reside na junção entre o seu talento, simpatia e com um nível saudável de excentricidade e jovialidade.

Sem comentários: