sábado, junho 21, 2008

Artista Musical da Semana: José Gonzalez

Há 4 meses atrás, enquanto a minha mulher andava a ouvir novos artistas no Last.fm (excelente site para conhecer novos artistas baseados nos nossos gostos), deu de caras com o José González. Ao ouvir umas quantas músicas e conhecendo bem os meus gostos, ela automaticamente percebeu o potencial do artista e aconselhou-me a ouvir. E estava certa. Imediatamente, José González passou a estar no top das minhas playlists do iPod.

José González nasceu na Suécia mas é filho de pais Argentinos, o que em parte explica as influências da sua música. Crescendo a ouvir artistas Argentinos e Cubanos, a sua música confluiu para um acústico poderoso onde a guitarra é senhora e dona. A sua voz é fina e frágil parecendo quase um gemido, mas a combinação rítmica com a guitarra, faz das suas músicas quase que alimento para um momento de meditação.

Foi em 2003 que lançou o seu primeiro álbum, "Veneer". E foi exactamente este o álbum com que tomei contacto e me fez ficar "agarrado" à sua musicalidade. Apreciem aqui o vídeo de "Crosses":



Mas parecia que o discurso musical de José González não estava completo e que tinha algo mais a dizer. E disse-o exactamente em "In Our Nature" (2007), o seu segundo álbum que, na minha opinião, não é mais do que um lado B de "Veneer". Não quer isto dizer que não é bom, quer simplesmente dizer que a genialidade é igual e que eu acho que os álbums nem deviam ter sido separados à partida, deviam ser só um...com dois discos :-)

Foi também em "In Our Nature" que José González revelou uma outra faceta sua, interpretando músicas de outros artistas. E fá-lo brilhantemente com "Teardrop" dos Massive Attack. "Teardrop" já era uma música fabulosa e ficou famosa pelo seu vídeo polémico da animação de um bébé ainda no interior da barriga da sua mãe. Combinando uma música já de si enigmática com o seu talento acústico, González conseguiu assim criar uma versão magnífica de "Teardrop":



A título de curiosidade, esta versão de "Teardrop" de González não passou despercebida aos produtores da série de sucesso "House", que usaram a sua versão para abrilhantar um dos episódios das 4ªtemporada da série. E fizeram-no exactamente porque a música não perdeu o brilho da original, que ironicamente, é usada no genérico da série (mas só na versão Americana, a versão do genérico que passa em Portugal não é com a música dos Massive Attack - não sei porquê).

Links úteis:

Sem comentários: