sexta-feira, junho 13, 2008

Artista Musical da Semana: Clã

Para quem não acompanhou a estreia desta rúbrica no blog, podem dar uma olhada na Artista Musical da Semana (passada): Imogen Heap.

Os Clã são a minha banda Portuguesa favorita (mas não seriam se os Ornatos Violeta ainda existissem) e já há muitos anos que acompanho o percurso musical desta banda. A originalidade na mescla de sons que produzem é suplantada por poucos e o facto de conseguirem encaixar tal talento com letras em Português, é um encanto acrescido.

E como se o talento musical não fosse já suficiente para mostrar o valor dos Clã, na minha opinião, a experiência de apreciação da banda só fica completa depois de um concerto ao vivo. E isto deve-se em grande parte à prestação da sua vocalista, Manuela Azevedo.

Manuela Azevedo é uma artista completa, reunindo uma voz encantadora com uma personalidade forte que só é visível no palco, onde esta se solta de forma desinibida e se entrega totalmente aos seus fãs...musicalmente falando :-)

Esta minha opinião foi confirmada num dos concertos que os Clã deram numa Semana Académica de Lisboa. Num ambiente totalmente académico (diga-se cheio de bêbados em que  a maior parte nem sequer estava a prestar atenção ao concerto), Manuela Azevedo avistou-me no público como sendo (provavelmente) o único fã que estava realmente a curtir o concerto. Nesse momento, eu estava a vibrar com a versão magnífica que os Clã fizeram de "Conta-me Histórias" dos Xutos e Pontapés (curiosamente, nunca gostei da versão original dos Xutos) e provavelmente estava a fazer aquelas figuras tristes que só as pessoas que estão verdadeiramente a curtir uma música fazem. E foi nessa altura que Manuela Azevedo aponta para mim, como quem diz: "Esta é para ti!".

É claro que a Manuela Azevedo provavelmente nem estava a ver bem o público e só por coincidência apontou para mim, mas a visão romântica e ingénua de que ela estava a dedicar-me aquela música, marcou-me imenso e serviu para eu passar a ser um apóstolo desta maravilhosa banda.

Eu não acompanho os Clã desde que surgiram, até porque foi só a partir do seu terceiro álbum, "Lustro" (de 2000), que eu despertei para o seu som, mas a verdade é que têm conseguido manter uma consistência musical até ao seu mais recente trabalho, "Cintura", que revela que com a idade, o som só vai ficando melhor.

E por falar em "Cintura", fiquem aqui com o seu mais recente single "Tira a Teima" (que eu simplesmente adoro) a acompanhar algumas das fotos da banda:



Já com 8 álbuns editados, os Clã são efectivamente uma referência nacional e prova disso, é o facto de alguns dos elementos (principalmente a Manuela Azevedo e o fundador Helder Gonçalves) espalharem a sua veia artística por outros projectos musicais e todos eles com sucesso, como por exemplo os Humanos, e as participações com outros músicos como Ornatos Violeta, Xutos & Pontapés, Sérgio Godinho e Rui Veloso.

E a jeito de nota final, não podia falar dos Clã sem falar no grande Carlos Tê (mais conhecido por ser o companheiro compositor de Rui Veloso), um dos grandes compositores e letristas Portugueses que participa, normalmente em colaboração com Helder Gonçalves, na composição e escrita das letras de muitas das músicas dos Clã.

Links úteis:
Página não Oficial (mas muito completa)
Blog (não sei se é oficial ou se é escrito por eles)

Sem comentários: