terça-feira, junho 24, 2008

A triste dependência do petróleo

Recentemente, falei aqui acerca de um avanço científico interessante que foi conseguido por investigadores Portugueses no que toca à utilização da energia eléctrica em automóveis. O post em questão até era bastante inflamatório porque no fundo só o centrei num conjunto de perguntas que gostaria de ver respondidas, nomeadamente ao nível de não haver o apoio necessário para saírmos desta armadilha global que é a dependência do petróleo estrangeiro. E de cada vez que vejo estas notícias, cada vez fico mais revoltado por não haver a vontade política e corporativa para avançar com soluções alternativas.

O dinheiro que o Governo gastou (isto é, que não vai ganhar) para acabar com a greve chantagista dos camionistas, provavelmente daria para financiar projectos nacionais como o referido e ajudar a reduzir a nossa dependência do petróleo.

Mas não há vontade da parte de quem tem poder para mudar esta tendência. E querem mais uma prova? Li ontem no TugaTrónica que uma companhia Japonesa inventou um carro que "anda a água". Sim, "a água"... O carro em questão extrai da água o hidrogénio necessário para fazer o carro andar e não emite CO2. Vejam o vídeo a seguir:



Ora, seria de esperar que uma notícia bombástica como esta, que pode de facto mudar a forma como o nosso planeta consome os combustíveis fósseis, tivesse um impacto maior nas notícias mundais. Mas não...

Outro exemplo: há já muito tempo que se sabe que a tecnologia de LEDs pode revolucionar a forma como as nossas casas são iluminadas, permitindo poupanças astronómicas na conta da luz, ajudando assim o ambiente. No entanto, só agora é que vemos isso a ser finalmente divulgado nos principais canais noticiosos nacionais.

Parece que anda toda a gente a dormir e só agora começam a acordar porque tiveram um pequeno gosto do que seria a vida sem o petróleo, por causa de uma greve que só durou poucos dias e que basicamente paralisou o País.

Sem comentários: