quinta-feira, junho 05, 2008

Finalmente, um motor de busca controlado por nós

Wikia Search é um motor de busca que foi inspirado na filosofia Wiki: uma comunidade cria, gere e usufrui de um determinado tipo de conteúdos. Basicamente, este é um motor de busca cujos resultados são "construídos" pela comunidade.

Portanto, quando realizam uma pesquisa, se não gostarem de alguns resultados apresentados, removam-nos. Ou se acharem que um site deve ser adicionado como sendo um bom resultado de uma determinada pesquisa, então adicionem-no. É tão simples como isso. Há ainda um sistema de classificação dos resultados (à base de estrelas) que permite gerir a ordem com que achamos que os resultados devem ser apresentados. E a parte boa deste motor é que estas modificações não serão só vistas por a pessoa que as muda. As alterações estão acessíveis a toda a comunidade.

Eu acho que ao princípio este motor de busca vai ter um comportamento algo caótico, uma vez que todos os utilizadores vão tentar "impor" a sua visão do que deverão ser os resultados apresentados para determinada pesquisa. Mas à medida que a comunidade for crescendo cada vez mais, eu penso que assistiremos a um efeito emergente do pensamento comum da comunidade que permitirá obter resultados mais exactos.

Portanto, juntem-se a esta iniciativa e comecem a melhorar as pesquisas de todos.

Sem comentários: