terça-feira, novembro 13, 2007

Queres ver que afinal ser "gordinho" é bom para a saúde?

Se estão a pensar fazer uma dieta para perder "aqueles quilinhos a mais", então é melhor analisarem mesmo se vale a pena. É óbvio que a obesidade irá estar sempre ligada a problemas graves como os diabetes e doenças cardiovasculares, mas se a dieta é apenas para remover uns quilinhos extra que não constituem uma verdadeira ameaça ao bem-estar do vosso corpo (a não ser do ponto de vista estético) então se calhar mais vale mantê-los.

E porquê, perguntam vocês! Pois bem, segundo um estudo efectuado ao longo de várias décadas nos Estados Unidos da América, o excesso de peso moderado pode contribuir para uma menor incidência de infecções, complicações pós-operatórias e determinados cancros.
De facto, nos cancros não relacionados com a obesidade (pulmões, pele ou linfomas), nas doenças respiratórias, em situação de ferimentos e infecções em geral, as pessoas com excesso de peso (mas sem serem obesas) até parecem estar mais protegidas do que as têm um peso normal.

No entanto, a obesidade não é sinal de boa saúde e este estudo volta a confirmar que os obesos morrem mais de doenças cardiovasculares, renais, de diabetes e vários tipos de cancro associados à obesidade.

Por isso, sejam "gordinhos" mas com juizinho.

Fonte: Público (Peso & Medida)

Sem comentários: