sexta-feira, novembro 23, 2007

As modas do Google

O Google Trends é uma ferramenta do Google que permite consultar o historial de pesquisas de um determinado termo ao longo dos últimos anos. Uma ferramenta deste tipo permite-nos descobrir as "modas" do Google, aquilo que as pessoas procuram e em que altura do ano.

Consegue-se chegar a conclusões bem interessantes. Por exemplo, se consultarmos os termos "stop smoking" (parar de fumar) no Google Trends:


Reparamos que é no início de cada ano que esta pesquisa tem mais ocorrências. Engraçado como tentar deixar de fumar no início de cada ano é uma "moda" recorrente :-)

Um comportamento semelhante é visível no termo "diet" (dieta):


No início do ano, toda a gente faz a resolução de perder aqueles "quilinhos extra" :-)

Então e se procurarmos as modas relativamente a outros temas, ou pessoas? Por exemplo, se procurarmos pela "socialite desvairada" da Paris Hilton, isto é o que encontramos:


O pico de busca de informação pela loira herdeira do império Hilton teve o seu máximo no início de 2005. Tal deveu-se ao boato de que na altura um vídeo "íntimo" da menina com o seu namorado da altura, circulava na Internet.
O outro pico, desta vez a meio de 2007, foi devido à sua ida para a prisão por causa de ter sido apanhada a conduzir embriagada.

Se pesquisarmos o termo "pope" (Papa) este é o resultado:


É engraçado ver como este termo é relativamente ignorado pela maior parte dos internautas que usam o Google ao longo dos tempos. Mas depois vemos que há um pico enorme (C) quando João Paulo II morreu e depois outro (D) quando o Papa Benedito XVI foi nomeado o novo Papa. E depois disso a pesquisa torna-se novamente desinteressante até ao momento em que Benedito XVI decide ofender os Muçulmanos (E).

Mas depois também há coisas que se descobrem no Google Trends que não se conseguem explicar. Por exemplo a pesquisa do termo "yogurt" (iogurte) revela-nos o seguinte:


Alguém consegue explicar porque o iogurte vai ficando menos interessante perto do final de cada ano e depois volta a ter um pico de interesse no início do ano seguinte???

E para terminar nada como analisar um termo tão lindo como "love" (amor):


Não é coincidência que este termo é o mais procurado por altura do dia dos namorados :-)

Sem comentários: