quinta-feira, outubro 30, 2008

O FM Matinal

Quem sofre com o trânsito nas manhãs da IC19 (como os fedorentos evidenciaram no seu último episódio com a ode à Rinchoa) sabe muito bem como é importante ter uma companhia radiofónica de qualidade para que a viagem não seja assim tão penosa.

Pessoalmente, à hora a que vou, prefiro a TSF porque fico logo com uma noção básica das notícias mais importantes do dia anterior e do começo do presente. Mas obviamente a TSF está longe de ser perfeita.

Veja-se, por exemplo, o trânsito. Seja qual for o dia, faça chuva ou faça sol a mensagem do estado do trânsito na TSF às 7:15 é sempre igual. Passo a reproduzir aqui e poderão confirmar amanhã à mesma hora:
"Trânsito já intenso na zona da caparica na A2 em direcção à ponte 25 de Abril. A fila vai até à ponte do Feijó. No IC19, transito também intenso na zona do Cacém e Queluz, em Pina Manique em direcção à 2ª Circular, e nos dois sentidos da 2ª Circular".

E é isto! Mais nada... todos os dias, a mesma coisa...
Hoje por exemplo, havia um acidente a meio da IC19, mas na TSF, nem pio do acidente...
O que vale são as notícias, entrevistas e o fórum TSF (não a esta hora, obviamente), porque senão a TSF não se safava.

Outro dos problemas desta rádio é a publicidade. Como eles não têm financiamento público, têm obviamente necessidade de recorrer ao financiamento via publicidade, o que faz com que esta seja uma das rádios onde passam mais anúncios. Ainda que se possa tornar numa situação chata, nem toda a publicidade é má. E com um pouco de imaginação, o trânsito da IC19 até pode tornar-se menos desagradável se nos deixarmos levar na onda.

Por exemplo, o anúncio do Troia Resort que faz publicidade às magníficas casas à beira-mar que se podem encontrar nesta região Portuguesa, recorre a uma mulher chatíssima que faz diversas perguntas sobre as mesmas. Todas as perguntas são respondidas pelo mesmo homem que diz sempre: "Sim, pode!". E a voz da mulher vai ficando cada vez mais esganiçada e enervante à medida que as perguntas vão subindo de tom, e o homem, preso a estas duas simples palavras, responde sempre a todas as perguntas com crescente irritação: "Sim, pode!".

Todos os dias ouço este anúncio e apesar de saber que vai acabar com um simples "Sim, pode!" ao fim de 6 perguntas, vivo sempre na esperança de que um dia o anúncio acabe de forma diferente. Por exemplo: "OH MINHA #$!@ DO "#$&@&%?, eu já não disse que PODIA???? Fónix!!!"

Outro anúncio que eu acho piada é o do sistema solar/térmico da Vulcano: um gajo que acha estranho ter mais dinheiro na conta do que é costume, pergunta à mulher se ela se esqueceu de pagar alguma conta ou se fez algum depósito. Ao que ela responde que não, simplesmente têm mais dinheiro na conta por causa desse novo sistema da Vulcano que permite poupar muito mais na conta do gás. E perante o desvendar deste mistério, o marido só consegue responder: "Ah, boa."...Mais nada, só isto. Não é uma forma de concluir brilhante? Quais vantagens do sistema, quais explicações subtis? Basta terminar com ... "Ah, boa"

E assim termina o desabafo de hoje. Peço desculpa. Bem hajam...

1 comentário:

Célia Jordão Alves disse...

pois... eu sou uma sortuda que levo uns 10 minutos a chegar ao trabalho e até vou a casa almoçar e tudo. Mas levo sempre o rádio ligado. E longe vãos os tempos em que ouvia RFM ou Comercial (na era do puro rock). Hoje prefiro as estações de notícias, mas começo sempre por escolher a Antena 1 que tem, entre outras vantagens, a de não passar publicidade. Normalmente, só quando estão numa de futebol é que mudo para a TSF. ;-)