Recentemente, aderi ao Meo, o novo serviço da PT que permite fazer pausa da programação em tempo real. A instalação decorreu sem problemas e depois de instalado, estava a funcionar perfeitamente. Durante o dia, testei todas as funcionalidades e fiquei bastante espantado com o potencial do serviço.
Quando a minha mulher chegou a casa (ela chegou por volta das 20:00. Sim, a hora é relevante...já vão ver) eu queria mostrar-lhe o novo brinquedo. Mas de repente, a box deixou de funcionar. O comando estava a enviar sinal (ver NOTA para saberem como diagnosticar isto) mas a Box não estava a recebê-lo. Eu tinha de estar a cerca de 1 metro da Box para esta receber o sinal do comando e executar a ordem esperada.
Decidi telefonar para a linha de apoio e dizer-lhes acerca do problema que eu estava a ter. Disseram-me que o problema era do comando e que eu devia substitui-lo numa loja da PT. No dia seguinte, fui então a uma loja com o comando e voltei a explicar o problema ao técnico. Depois de alguns testes com o meu comando e com a Box que eles tinham lá na loja, o técnico disse-me que não havia problema nenhum com o comando.
Então, decidi voltar a casa (por volta da hora de almoço) e testei o sistema outra vez e, para minha surpresa, tudo estava a funcionar perfeitamente. Eu pensei: "Ok, ontem à noite o comando estava com uma pancada qualquer, mas agora já está bom!". No entanto, o problema voltou à noite. Depois de nova dose de telefonemas com a linha de apoio e discussões com técnicos, eles decidiram enviar uma equipa técnica a minha casa para dar uma olhada no problema. É claro que lhes disse que os técnicos teriam de ir lá à noite porque era só nessa altura que o problema ocorria.
Na noite seguinte, foi um técnico lá a minha casa (por volta das 19:30) mas tudo estava a funcionar bem. Por esta altura, eu já estava bem chateado, mas assim que o técnico achou que não havia nada para resolver e estava pronto para se ir embora, eis que o problema volta a manifestar-se.
Perante isto, o técnico decidiu mudar a Box por uma nova, mas o problema continuava. O técnico estava mais espantado do que eu porque não era capaz de perceber qual era o problema. Por esta altura, começámos a pensar se o problema não seria interferência com outro aparelho que estivesse na sala. Removi, então, todos os aparelhos que pudessem causar interferências ao nível de infra-vermelhos (o DVD, a Playstation, o portátil...) mas ainda assim o problema continuava. Foi só quando o técnico colocou a Box longe da televisão (cerca de 3 metros) que se começou a notar melhorias no problema (mas sem o resolver por completo).
O técnico concluiu (muito perspicazmente!!) que a interferência era causada pela televisão e que não havia nada que ele pudesse fazer. A única maneira de resolver isto, era colocando a Box bem longe da televisão.
Obviamente, não fiquei nada satisfeito com este diagnóstico, especialmente porque o problema só se manifestava à noite. Então, depois de vasculhar a Internet durante 2 horas, finalmente descobri qual era o problema. Já agora, ficam aqui algumas das coisas que aprendi com a minha pesquisa na Internet:
- A luz infra-vermelha está presente na luz do sol e na luz das lâmpadas flurescentes (aquelas que normalmente se colocam nas cozinhas) e como tal estas fontes de luz não devem existir no mesmo sítio onde existam aparelhos que dependam deste tipo de tecnologia, a fim de evitar que haja interferências - este não era o meu caso
- Ter paredes brancas viradas de frente para a Box ou televisão não é boa ideia, porque a luz reflectida na parede (vinda de fontes diferentes de luz, incluindo as imagens da TV) pode também causar interferência nos aparelhos infra-vermelhos - de facto, eu tenho uma parede branca na parte de trás do meu sofá que está virada para a TV e para a Box mas não é isto que causava o problema
- Outros relatos afirmam que a interferência causada por alguns routers wireless pode ser a razão deste tipo de problemas - este não era o meu caso e também me custa a acreditar que isto seja verdade, uma vez que um funciona à base de luz infra-vermelha e outro à base de sinais de rádio
- Algumas pessoas queixam-se de que o excesso de luz numa sala pode também causar interferências com os aparelhos infra-vermelhos e que um pouco de fita-cola sobre o sensor infra-vermelho da TV ou da Box ajudam a filtrar a fonte de luz - este não era o meu caso
Foi só depois de pensar um pouco sobre a questão do problema só se manifestar ao anoitecer que decidi analisar o problema de outro ângulo: ver se nas definições da TV existia alguma opção que mudava de estado durante o dia. Não encontrei nada que alterasse explicitamente as definições da TV a uma determinada hora mas encontrei uma opção extremamente interessante: ajuste dinâmico de iluminação.
O meu LCD da Samsung tem uma opção que adapta o brilho e o contraste do ecrân de acordo com o nível de luz da sala. Por exemplo, se o ambiente está muito luminoso, a TV aumenta o brilho e o contraste e vice-versa. Decidi desligar esta opção e, surpresa, surpresa... tudo ficou a funcionar perfeitamente.
Eu não sei os detalhes de como esta funcionalidade afecta a comunicação entre a Box e o comando (talvez o sensor de luz infra-vermelha que gere esta sensibilidade à luz ambiente funcione na mesma frequência da Box e do comando), mas é fácil perceber porque é que o problema só ocorria a partir daquela hora do dia (por volta das 20:00): porque é nesta altura que a luz da sala (que está virada para Oeste) começa a alterar-se devido ao pôr do sol.
Tenho usado o Meo já há várias semanas (com a TV e a Box bem juntinhas) e nunca mais houve interferências entre os aparelhos :-) Por isso, se estiverem com um problema semelhante de interferências de infra-vermelhos e não conseguirem detectar a raiz do problema, lembrem-se de verificar se nas definições da televisão existe alguma opção de ajuste dinâmico de iluminação.
NOTA: esta dica funciona para qualquer comando de infra-vermelhos. Se o comando de algum aparelho que tenham em casa começar a apresentar falhas, para saberem se o problema é do comando (pilhas ou avaria mesmo) e não do aparelho em si (televisão, vídeo, dvd, etc...) basta apontar o comando para uma câmera qualquer (webcams e telemóveis com camera também servem). Se virem uma luzinha a piscar, então o comando está a funcionar bem. A razão porque só se vê a luz através das câmeras é porque a luz infra-vermelha não é captada a olho nu, mas é processada pelas câmeras digitais.