terça-feira, abril 15, 2008

Tecnologia para bater recordes Mundiais/Olímpicos...mas só para a natação

Speedo LZR Racer Suit é um fato de banho ultra-leve e que repele a água de forma a dar aos atletas um nadar parecido com o dos tubarões. Reduz o efeito de arrasto e a resistência da pele permitindo que o nadador ganhe aqueles milisegundos que podem fazer a diferença quando se está a tentar bater um recorde Mundial/Olímpico.

E de facto, este fato de banho dá aquele "empurrão" que os atletas precisam. Dos 39 recordes mundiais que já foram batidos desde Fevereiro, 36 foram conseguidos por atletas com este fato de banho da Speedo. Isto mostra claramente que um atleta com este fato de banho tem vantagens sobre os outros atletas.

Então isto não dá imagem errada à comunidade desportiva? A este ritmo, os recordes desportivos só serão batidos pelos atletas que têm a sorte de ser patrocinados por estas empresas.

Mas apesar das controvérsias que este assunto já originou, nada foi feito para impedir que os atletas possam usam estes equipamentos especiais.


Isto faz-me lembrar um caso semelhante mas que teve um final totalmente diferente. Oscar Pistorius, um atleta de velocidade paralímpico que não tem as duas pernas e que apenas consegue correr devido ao uso de próteses (como é evidente na imagem à esquerda), quis participar nas competições para atletas sem deficiências, isto é, nos Mundiais de Atletismo e nos Jogos Olímpicos.

No entanto, as suas pernas artificiais geraram controvérsia sobre o facto de ele ter ou não uma vantagem sobre os outros atletas. E porque as regras ditam claramente de que um atleta que use um aparelho não pode ter "vantagem sobre outro atleta que não use o mesmo aparelho", ele foi impedido de participar nas competições.

Eu não acho que esta decisão esteja errada, mas se assim é, algumas questões ficam por responder:
  • Porque é que só este atleta em particular é que não pode participar nas competições?
  • Porque é que estas regras não se aplicam aos nadadores com fatos especiais?
  • Porque é que estes equipamentos especiais não são proibidos nas competições desportivas?
  • Ou então porque é que não é dada a oportunidade a TODOS os atletas de usarem os mesmos equipamentos de forma a melhorar o nível competitivo?

Sem comentários: