Recentemente, aderi ao Meo, o novo serviço da PT que permite fazer pausa da programação em tempo real. A instalação decorreu sem problemas e depois de instalado, estava a funcionar perfeitamente. Durante o dia, testei todas as funcionalidades e fiquei bastante espantado com o potencial do serviço.
Quando a minha mulher chegou a casa (ela chegou por volta das 20:00. Sim, a hora é relevante...já vão ver) eu queria mostrar-lhe o novo brinquedo. Mas de repente, a box deixou de funcionar. O comando estava a enviar sinal (ver NOTA para saberem como diagnosticar isto) mas a Box não estava a recebê-lo. Eu tinha de estar a cerca de 1 metro da Box para esta receber o sinal do comando e executar a ordem esperada.
Decidi telefonar para a linha de apoio e dizer-lhes acerca do problema que eu estava a ter. Disseram-me que o problema era do comando e que eu devia substitui-lo numa loja da PT. No dia seguinte, fui então a uma loja com o comando e voltei a explicar o problema ao técnico. Depois de alguns testes com o meu comando e com a Box que eles tinham lá na loja, o técnico disse-me que não havia problema nenhum com o comando.
Então, decidi voltar a casa (por volta da hora de almoço) e testei o sistema outra vez e, para minha surpresa, tudo estava a funcionar perfeitamente. Eu pensei: "Ok, ontem à noite o comando estava com uma pancada qualquer, mas agora já está bom!". No entanto, o problema voltou à noite. Depois de nova dose de telefonemas com a linha de apoio e discussões com técnicos, eles decidiram enviar uma equipa técnica a minha casa para dar uma olhada no problema. É claro que lhes disse que os técnicos teriam de ir lá à noite porque era só nessa altura que o problema ocorria.
Na noite seguinte, foi um técnico lá a minha casa (por volta das 19:30) mas tudo estava a funcionar bem. Por esta altura, eu já estava bem chateado, mas assim que o técnico achou que não havia nada para resolver e estava pronto para se ir embora, eis que o problema volta a manifestar-se.
Perante isto, o técnico decidiu mudar a Box por uma nova, mas o problema continuava. O técnico estava mais espantado do que eu porque não era capaz de perceber qual era o problema. Por esta altura, começámos a pensar se o problema não seria interferência com outro aparelho que estivesse na sala. Removi, então, todos os aparelhos que pudessem causar interferências ao nível de infra-vermelhos (o DVD, a Playstation, o portátil...) mas ainda assim o problema continuava. Foi só quando o técnico colocou a Box longe da televisão (cerca de 3 metros) que se começou a notar melhorias no problema (mas sem o resolver por completo).
O técnico concluiu (muito perspicazmente!!) que a interferência era causada pela televisão e que não havia nada que ele pudesse fazer. A única maneira de resolver isto, era colocando a Box bem longe da televisão.
Obviamente, não fiquei nada satisfeito com este diagnóstico, especialmente porque o problema só se manifestava à noite. Então, depois de vasculhar a Internet durante 2 horas, finalmente descobri qual era o problema. Já agora, ficam aqui algumas das coisas que aprendi com a minha pesquisa na Internet:
- A luz infra-vermelha está presente na luz do sol e na luz das lâmpadas flurescentes (aquelas que normalmente se colocam nas cozinhas) e como tal estas fontes de luz não devem existir no mesmo sítio onde existam aparelhos que dependam deste tipo de tecnologia, a fim de evitar que haja interferências - este não era o meu caso
- Ter paredes brancas viradas de frente para a Box ou televisão não é boa ideia, porque a luz reflectida na parede (vinda de fontes diferentes de luz, incluindo as imagens da TV) pode também causar interferência nos aparelhos infra-vermelhos - de facto, eu tenho uma parede branca na parte de trás do meu sofá que está virada para a TV e para a Box mas não é isto que causava o problema
- Outros relatos afirmam que a interferência causada por alguns routers wireless pode ser a razão deste tipo de problemas - este não era o meu caso e também me custa a acreditar que isto seja verdade, uma vez que um funciona à base de luz infra-vermelha e outro à base de sinais de rádio
- Algumas pessoas queixam-se de que o excesso de luz numa sala pode também causar interferências com os aparelhos infra-vermelhos e que um pouco de fita-cola sobre o sensor infra-vermelho da TV ou da Box ajudam a filtrar a fonte de luz - este não era o meu caso
Foi só depois de pensar um pouco sobre a questão do problema só se manifestar ao anoitecer que decidi analisar o problema de outro ângulo: ver se nas definições da TV existia alguma opção que mudava de estado durante o dia. Não encontrei nada que alterasse explicitamente as definições da TV a uma determinada hora mas encontrei uma opção extremamente interessante: ajuste dinâmico de iluminação.
O meu LCD da Samsung tem uma opção que adapta o brilho e o contraste do ecrân de acordo com o nível de luz da sala. Por exemplo, se o ambiente está muito luminoso, a TV aumenta o brilho e o contraste e vice-versa. Decidi desligar esta opção e, surpresa, surpresa... tudo ficou a funcionar perfeitamente.
Eu não sei os detalhes de como esta funcionalidade afecta a comunicação entre a Box e o comando (talvez o sensor de luz infra-vermelha que gere esta sensibilidade à luz ambiente funcione na mesma frequência da Box e do comando), mas é fácil perceber porque é que o problema só ocorria a partir daquela hora do dia (por volta das 20:00): porque é nesta altura que a luz da sala (que está virada para Oeste) começa a alterar-se devido ao pôr do sol.
Tenho usado o Meo já há várias semanas (com a TV e a Box bem juntinhas) e nunca mais houve interferências entre os aparelhos :-) Por isso, se estiverem com um problema semelhante de interferências de infra-vermelhos e não conseguirem detectar a raiz do problema, lembrem-se de verificar se nas definições da televisão existe alguma opção de ajuste dinâmico de iluminação.
NOTA: esta dica funciona para qualquer comando de infra-vermelhos. Se o comando de algum aparelho que tenham em casa começar a apresentar falhas, para saberem se o problema é do comando (pilhas ou avaria mesmo) e não do aparelho em si (televisão, vídeo, dvd, etc...) basta apontar o comando para uma câmera qualquer (webcams e telemóveis com camera também servem). Se virem uma luzinha a piscar, então o comando está a funcionar bem. A razão porque só se vê a luz através das câmeras é porque a luz infra-vermelha não é captada a olho nu, mas é processada pelas câmeras digitais.
13 comentários:
Que aventura.
No entanto, isso significa então que a TV teria que emitir Infra-vermelhos. Um mero sensor de luminosidade é unicamente um "receptor", pelo que não pode - de nenhuma forma - afectar a emissão de infra vermelhos.
O mais provável é que a modulação do backlight que a TV faz para reduzir (ou aumentar) o brilho, passe por uma zona que faça o tal "ricochete" nas paredes e baralhe o receptor do MEO.
Isso seria simples (mas talvez um pouco demorado) de testar, ajustando manualmente o brilho - passo a passo, e verificando se causava as interferências.
De qualquer maneira, obrigado pela dica, nunca me tinha lembrado que a TV pudesse interferir dessa forma.
Pois, és capaz de ter razão. Eu não percebo ao certo o que causa a interferência, mas a verdade é que desligar aquela opção na TV foi remédio santo.
Mas é interessante o teste que referes: regulando a luminosidade, sou bem capaz de chegar a um ponto tal que o reflexo (vindo da parede branca) cause a interferência no Meo.
estou pasmo. No entanto a minha teoria por comprovar é outra...
Já testei e verifiquei que a teoria está parcialmente correcta, ou seja, se desactivarmos o controle automático da luminusidade, o problema desaparece... mas vejamos, a box anterior nunca teve este problema; quando substituiram a box é que o problema apareceu, certo? e o que é que não trocaram? o que não trocaram foi o comando, certo? é ou não verdade que o comando é o antigo?
(é aqui que entra a minha teoria com duas hipoteses, que admito não estrem certas),
recapitulando, se:
- o comando é o mesmo
- A box é outra e com alterações à versão anterior
- e a anteior box não tinha problemas
das duas uma,
- ou o problema está no comando que deveria ter sido igualmente trocado e não foi
- ou as novas box têm um novo "bug" com os nossos lindos e preciosos LCS's
Agora não é normal que para resolver o problema tenhamos que desligar uma qualquer função do nosso LCD, não vos parece?
Abraço
WP
Pois, eu também acho mal que se tenha de abdicar de determinadas funções no LCD para podermos ter o Meo a funcionar bem, mas neste caso, não posso fazer nada.
Em relação ao facto de isso não ter acontecido com a box anterior, só me faz pensar que efectivamente o bug poderá não estar unicamente do lado da funcionalidade dinâmica de iluminação do LCD, mas sim numa combinação de factores que inclui também algum aspecto da nova box.
Seja como for, no meu caso, quando troquei de box, também troquei de comando e o problema persistiu, por isso penso que nessa situação, se tivesse trocado também de comando, a situação ocorreria na mesma.
É realmente triste que o avanço que há hoje em dia na tecnologia, não consiga evitar estes conflitos tão simples entre diferentes dispositivos.
Pois é,
mas agora que não restam muitas dúvidas que o problema está nas novas box, há que reclamar e o mais possível, no que me diz respeito não descansarei até ter o problema resolvido.
Abraço
WP
A fita cola funciona.
No meu caso foram precisas 3 camadas de fita cola (verde), para que as interferências deixassem de acontecer.
Fita cola preta é melhor.
Ainda bem que a fita-cola funcionou. No meu caso, não deu.
Boas,
eu tenho o mesmo problema, como é que resolveram? a fita cola onde colocaram? podem ajudar-me a resolver este problema que a PT se recusa a assumir.
Caro Gonçalo,
infelizmente não posso ajudar aí porque o meu problema também não foi resolvido com a fita-cola.
Mas é melhor verificar primeiro se a interferência não vem de outra fonte:
- algum portátil com infra-vermelhos que esteja ao alcance a roubar o sinal
- a televisão poderá ter o tal modo de adaptação automática à luz ambiente e estar a roubar o sinal
- outro aparelho, como leitor de DVD, ou sistema hi-fi que também está a roubar o sinal.
- se na divisão em questão tem luzes fluorescentes, também poderá interferir com o sinal de infra-vermelhos
O melhor é retirar esses aparelhos um a um e perceber quando é que alguma coisa muda
Fita cola ou colocar algo que bloque o sensor de infravermelhos, ao lado do botão Voltar!
Excelente dica! Também tenho um LCD Samsung e esse problema só ocorria à noite... Quanto mais anoitecia mais próximos tinhas de estar com o comando da box para ele funcionar... De noite já não era um comando à distância, mas um comando "à proximidade"... Apenas funcionava a 30 cms da box... Agora está *perfeito*!
Obrigado!
Depois de 3 comandos e 2 boxes e semanas a achar que ''o louco sou eu'' finalmente há mais casos...
Vou tentar quando chegar a casa. No entanto, acho que a solução tem de vir da MEO.
Abraço e Obrigado
Paasei exatamente pelo mesmo problema que tu. So nao chamei o tecnico, pois como tenho duas boxs e o comando trabalhava nas duas, so podia ser da box. E como tinha trocado uma LCD de 19'' por uma de 32'' e so apartir dai é que se manifestou o problema. A minha TV, é uma philips, e tem tambem esse sensor de luz. Que na verdade se o desligar, o comando funciona bem, mas a TV fica a gastar mais 50W que com ele desligado, isto seja dia ou noite.
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