quarta-feira, setembro 24, 2008

O Magalhães e a luta da SIC contra o governo

Que a SIC não gosta deste governo, já nós sabíamos. Mas daí até usar esse ódio para dar mau nome a um projecto que, na minha opinião, vai revolucionar a forma como a sociedade Portuguesa vai lidar com as tecnologias, parece-me uma atitude vergonhosa por um canal que em tempos já considerei decente.

Vamos voltar um pouco atrás, para perceberem do que estou a falar: o projecto Magalhães (e o e-escolas a uma escala diferente) tem como objectivo fornecer às crianças do 1º (e agora do 2º) ciclo um computador portátil com acesso à Internet para poderem usar nas aulas e em casa. Esta liberalização no acesso à tecnologia informática vai revolucionar a forma como esta geração vai lidar com as tecnologias. E isso vai-se notar daqui a uns anos quando já quase não existirem adolescentes/jovens que não sabem o que é a Internet e como podem usufruir dela.


Eu dou aulas na faculdade e uma das disciplinas que costumo dar é introdução à informática a cursos que normalmente não estão ligados a áreas de tecnologia (Psicologia, Sociologia, etc...). E aí, eu vejo bem o que significa uma pessoa nunca ter mexido num computador na vida. Acabo por ter alunos que acham que é magia a forma como ao mexerem no rato, mexe-se uma setinha no ecrân (podem pensar que isto é mentira, mas já me aconteceu).

É natural que pessoas que escolham estas áreas, não tenham conhecimentos do domínio tecnológico, mas tendo em conta o futuro da nossa sociedade, torna-se cada vez mais imprescindível "qualquer pessoa" saber lidar com computadores, independentemente da área em que trabalham. E o desconhecimento em que algumas pessoas se encontram nesta área, não é culpa delas, mas sim de um sistema educacional que não as incentiva nesse sentido.

Posto isto, a atitude deste governo em fomentar o uso de computadores desde cedo torna-se não só importante, mas imperativo, para de uma vez por todas Portugal se afirmar na Europa e no Mundo como um país ligado à tecnologia. E não, eu não sou apoiante deste Governo. Aliás, não sou apoiante de nenhum Governo. Sou apoiante de medidas. E esta é uma das que apoio.

É verdade que esta medida não é perfeita. Os computadores em si, podiam ser melhores em determinados aspectos e a campanha em si tem alguns aspectos questionáveis, mas tirando isso, é de louvar que ao menos se tente implementar algo do género nas escolas Portuguesas.

Mas depois, assistir a atitudes de total sensacionalismo e ignorância como a que a SIC demonstrou, apenas para ganhar na luta das audiências, deixa-me um sabor amargo. No noticiário da noite, a SIC achou por bem anunciar de boca cheia que o portátil fornecido no projecto, permitia as crianças acederem a conteúdos para adultos se inserissem termos como "vagina" ou "sexo" no motor de busca. O que se esqueceram de mencionar é que o portátil vem equipado com filtros de controlo parental que permitem exactamente prevenir estas e outras situações. E admira-me que não tenham chamado o "especialista em tudo" Moita Flores para comentar este "escândalo".

Em contraste, a RTPN fez um trabalho excelente ao apresentar uma reportagem e entrevista com um especialista em que falaram com profundidade sobre este assunto e mostraram como o projecto apresentou soluções adequadas. É claro que o (outro "especialista em tudo") Pacheco Pereira acha que este trabalho informativo é propaganda para o Governo.

É por isto (e pela degradação constante da qualidade informativa da SIC) que vou deixar de ver a SIC e concentrar-me em telejornais nocturnos mais interessados em informar, do que lutar pelas audiências.

Sem comentários: