Enquanto explorava a
funcionalidade "Open Image Sequence" do Quicktime para criar um simples slideshow de imagens, reparei que a caixa apresentada continha valores algo estranhos para alguém que só pretende criar um slideshow de fotos:
Apesar dos "3 seconds per frame" parecer aceitável para fazer este trabalho (cada foto estaria exposta cerca de 3 segundos), "15 frames per second" parece-me um pouco rápido demais para ver várias fotos seguidas (isto quer dizer que seriam expostas 15 fotos em cada segundo, o que significa que basicamente não se conseguiria apreciar foto nenhuma).
Isto pôs-me a pensar: "Porque raio é que alguém precisaria de ver um slideshow com tanta pressa?". E aí, a parte mais "geek" do meu cérebro veio-me ao de cima e fez-me lembrar que é assim que funcionam os filmes animados de
stop-motion.
A ideia por trás do stop-motion é tão antiga como o próprio cinema, uma vez que todo o conceito de filmagem gira à volta desta técnica. Basicamente, uma câmera de filmar é um mecanismo que capta imagens a uma velocidade bastante acelerada (normalmente de 24 imagens por segundo). Quando se reproduz as imagens capturadas à mesma velocidade, o nosso cérebro preenche os intervalos entre as imagens, produzindo assim a ilusão de movimento.
O
stop-motion funciona exactamente da mesma maneira: primeiro tira-se um conjunto de fotos que representem uma sequência; depois quando essas imagens são reproduzidas a uma velocidade elevada, nós vamos vê-las como se de um filme se tratasse. Para terem uma ideia de como isto é feito, dêem uma olhada na página da
Wikipedia sobre este assunto.
Excitado com a ideia de fazer um filme deste género (até porque o filme "
O Estranho Mundo De Jack" é um dos meus filmes favoritos de sempre - bem, pelo menos é o meu musical animado favorito) e depois de descobrir como é fácil juntar as imagens todas no QuickTime, decidi pôr mãos à obra.
Tem bom aspecto, né? E não demorou muito tempo...só cerca de 10 minutos! Este mesmo conceito pode ser aplicado a filmes
time lapse (será a minha próxima tentativa).