segunda-feira, janeiro 12, 2009

O controlo aperta nos "Esteites"

Atenção ao pessoal que está a pensar ir aos Estados Unidos da América (EUA). Parece que o controlo que estes senhores fazem vai se tornar ainda mais apertado a partir de hoje. Vejam a notícia do Público:

"Todos os cidadãos oriundos dos países que integram o Programa de Isenção de Vistos norte-americano, onde se inclui Portugal, que queiram entrar nos Estados Unidos têm, a partir de amanhã [hoje], de pedir antecipadamente autorização via Internet.

O novo sistema de registo electrónico, de nome ESTA (Electronic Sistem Traveler Autorization, na sigla em inglês), pretende aumentar a segurança do Programa de Isenção de Vistos e será, por isso, aplicado aos 35 países abrangidos por esse programa.

A autorização, que terá que ser apresentada antes de se desembarcar de um avião ou de um barco em território norte-americano, deve ser solicitada de preferência até 72 horas antes da viagem através da página de Internet https://esta.cbp.dhs.gov.

O novo sistema foi anunciado em Junho passado pelo ministro da Segurança Nacional norte-americano, Michael Chertoff, que divulgou então que os cidadãos dos cerca de 30 países que beneficiavam de um sistema de isenção de visto tinham, a partir de Janeiro de 2009, de pedir uma autorização prévia via Internet.

A par de Portugal, França, Alemanha, Suíça, Grã-Bretanha, Bélgica, Espanha, Singapura, Nova Zelândia, Japão e Austrália são outros dos países abrangidos pela nova medida, que consta entre as recomendações da comissão do 11 de Setembro e que tem como objectivo tornar mais difícil a entrada nos Estados Unidos de potenciais terroristas."


O que é interessante é o aviso que nos é apresentado quando se entra na referida página:



Em poucas palavras: "Que se foda a privacidade!". Pardon my French



Sem comentários: