quinta-feira, janeiro 22, 2009

Coisas que aprendi com os meus alunos

Uma coisa que aprendi este ano enquanto dava aulas na Universidade é que, aparentemente, a probabilidade de ter problemas no disco rígido do computador está directamente ligada aos prazos de entrega dos trabalhos.

Deixem-me explicar como cheguei a esta conclusão. Eu lecciono "Introdução à Programação" numa Universidade pública Portuguesa e no fim de cada semestre, os alunos têm de entregar um trabalho. Normalmente, esse trabalho consiste no desenvolvimento de um jogo na linguagem de programação Java e neste semestre a decisão foi a de implementar uma pequena versão do Minesweeper baseada em texto.

À medida que o prazo de entrega se aproximava, o número de estudantes que vinham ter comigo com uma desculpa para pedirem uma extensão aumentava massivamente. Mas o mais interessante era o facto da maior parte dos estudantes usarem a mesma desculpa: problemas com o disco rígido do computador que, obviamente, leva a perda de trabalho.

Como todos os estudantes são honestos e nunca mentiriam a um Professor para tentarem ganhar vantagem em relação aos restantes colegas (sim, vamos ser ingénuos) eu posso concluir empiricamente que o seguinte se aplica:


Escusado será dizer que isto não mudou a minha opinião e nenhuma extensão foi dada. É a Lei de Murphy :-)

Sem comentários: