quinta-feira, dezembro 20, 2007

Starbucks em Portugal em 2008

Para os Portugueses que gostam das misturas de café variados, dos sabores diferentes, dos muffins deliciosos (já estou a salivar com o Raspberry muffin) e do ambiente calmo que só os cafés Starbucks oferecem, então esta notícia vai vos agradar.

A cadeia Starbucks vai abrir um café em Lisboa já em 2008. Para já ainda não se sabe em que altura do ano vai ser a abertura, mas já é confirmada a presença na capital Portuguesa.

De cada vez que eu vou ao estrangeiro eu acabo sempre por procurar por um estabelecimento deste tipo, porque é um género de espaço com o qual me identifico. E eu não gosto de café. Então porque gosto do Starbucks? Porque o Starbucks é muito mais do que café. É um espaço com uma oferta gastronómica bem variada adequada tanto para pequeno-almoço como para o lanche e oferece um ambiente relaxante (sim, porque os sofás que eles têm são bem relaxantes) e adequado para um pequeno tête-à-tête com os amigos. A música ambiente é normalmente do bom gosto (e aqui é que outros poderão discordar) e o acesso à Internet abre portas para outro tipo de entretenimento.

Só depois de visitar um Starbucks é que eu percebi o que um amigo meu estrangeiro dizia: "Eu quando precisava de estudar, pegava no portátil e enfiava-me num Starbucks".

E realmente eu punha-me sempre a pensar: "porque raio é que não existe uma coisa destas em Portugal?". Eu já estive em vilas bem recônditas por essa Europa fora, e no entanto encontrei Starbucks em quase todo o lado. Porque não numa capital como Lisboa?

E até percebo porquê! Porque é difícil agradar a um povo cujas únicas variantes à "bica" é o galão e a meia de leite. Ora, se aparecem por cá a chamar "Mocha", "Latte" ou mesmo "Caramel Machiatto" ao café, é claro que o Português vai estranhar.

Mas como eu disse, o Starbucks é mais do que isso e eu acredito que vai ter sucesso, quando mais não seja, por causa do número elevado de turistas que Lisboa recebe.

E como já dizia o poeta: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!"

Sem comentários: