segunda-feira, novembro 10, 2008

O acordo ortográfico

O novo acordo ortográfico já causou alguma polémica pela quantidade de alterações que a Língua Portuguesa vai sofrer. O problema é que o acordo é suposto entrar em vigor já no início do próximo ano e são poucos os que sabem exactamente o que vai ser alterado. Mas aqui o vosso amigo vai preencher essa lacuna :-)


Para já convém salientar que o acordo ortográfico só estabelece a grafia das palavras, isto é, a maneira como se escrevem. Não vai mudar significados e não estabelece regras de sintaxe. Vamos lá ver então quais são as principais mudanças:
  • As palavras que contêm 'c' e 'p' mudos, passam a escrever-se sem essas letras. Por exemplo: acionista em vez de accionista;ação em vez de acção; ator em vez de actor; adoção em vez de adopção. Nota: isto não se verifica nas palavras que tenham oscilações de pronúncia e ortografia. Por exemplo: continuam a existir as duas formas da palavra 'facto' (de factual) e 'fato' (de roupa).
  • Há uma série de acentos que passam a não existir. Por exemplo, palavras como 'crêem' e 'lêem' passam a escrever-se 'creem' e 'leem'; 'idéia' passa a escrever-se 'ideia', 'jóia' passa a escrever-se 'joia'. Em verbos como 'andámos' e 'cantámos', o uso dos acentos é facultativo pelo quem quiser continuar a usar, pode usar.
  • Os nomes dos dias da semana, dos meses e das estações do ano passam a escrever-se com letra minúscula. Por exemplo, 'Sábado' passa a ser 'sábado' e 'Inverno' passa a ser 'inverno'.
  • Os hífens são eliminados em palavras como 'pára-quedista', 'contra-regra', 'auto-estrada' e 'anti-aéreo', as quais passam a ser escritas respectivamente como 'paraquedista', 'contrarregra', 'autoestrada' e 'antiaéreo'. Nota: nas palavras em que a última letra do primeiro elemento é igual à primeira letra do segundo elemento, continua a usar-se hífen, excepto para as palavras cujo primeiro elemento seja 'co'. Por exemplo: 'contra-almirante' e 'auto-observação' continuam a escrever-se da mesma forma; 'co-autor' passa a escrever-se 'coautor'.
Estas são apenas algumas das alterações que irão ocorrer. Para saberem exactamente quais são todas as alterações, podem consultar esta página, onde encontram os seguintes elementos de estudo:
Divirtam-se :-)

Fonte da imagem

2 comentários:

Célia Jordão Alves disse...

BLEAAAHHHHH...
Que nojo!! Não consigo conformar-me com a maioria das alterações... De qualquer forma muito obrigada pela dica dos sites. Vão dar-me muito jeito.

António Lopes disse...

Vá lá, não é assim tão mau, é tudo uma questão de hábito :-)