segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Tecnologia espacial e o rabo de um cavalo

Provavelmente neste momento estão a pensar: "Mas que raio de título é esse? O que é que a tecnologia espacial tem a ver com o rabo de um cavalo?" Ainda bem que perguntam. E aqui vai a resposta:

Os vaivéns espaciais desenvolvidos pela NASA (como podem ver na figura à direita) têm dois foguetes que realizam a impulsão do aparelho para o espaço. Quem constrói estes foguetes é a empresa Thiokol numa fábrica no estado do Utah, nos Estados Unidos. Os criadores destes foguetes gostariam de os fazer maiores e mais poderosos mas têm uma limitação.

O transporte destes foguetes até ao Cabo Canaveral (o local onde fica a base de lançamento dos vaivéns espaciais da NASA) é feito através de comboio, porque é única forma segura de os transportar. Por causa do seu transporte ser realizado ferroviariamente e de o caminho entre a fábrica e a zona de lançamento ser pelas montanhas, o tamanho dos foguetes está limitado ao tamanho dos túneis existentes nesse percurso.

Mas então o que limita o tamanho dos túneis? Obviamente, os túneis estão feitos à medida dos maiores comboios existentes. Quem desenhou os túneis não estava preocupado em fazê-los adequados para a NASA, mas sim para os comboios que lá iriam passar.

Resta-nos então analisar o porquê dos comboios serem como são, hoje em dia. E aí a ligação é óbvia, os comboios são tão grandes, quanto as linhas em que andam. Mas quem determinou que a largura das linhas, ou melhor, a distância entre os carris (que é cerca de 1 metro e meio) seria a que é hoje?

Para percebermos isso temos andar um pouco atrás no tempo. Quem construiu as primeiras linhas férreas não sabia bem que medida usar e então optaram por usar a mesma medida que os transportes mais populares da altura (as carroças) usavam.

O tamanho dos eixos nas carroças eram estandardizados porque isso facilitava a sua construção e reparação. E assim poder-se-iam usar, para construir toda a mecânica das carruagens de comboio, as mesmas ferramentas que se usavam para construir carroças.

Mas isto ainda não responde à pergunta: quem determinou essa distância? Para sabermos isso temos ainda de andar mais para trás no tempo.

A distância entre as rodas das carroças foi estandardizada porque quem tentava usar uma medida nova arriscava-se a estragar a sua carroça por esta não "bater certo" com os sulcos deixados nas estradas de terra pelas outras carroças. Mas então, se o problema é dos sulcos, quer dizer que foram as "primeiras" carroças que causaram este problema. Mas quem é que inventou as primeiras carroças e porque é que usou essa medida fatídica?

Pois bem, a resposta está na Era Romana. Foi no tempo dos Romanos que os coches militares foram inventados. E a medida acordada na altura para o tamanho dos eixos foi determinada através de um cálculo médio do tamanho dos rabos de dois cavalos alinhados lado-a-lado, uma vez que era esse o animal utilizado para o transporte.

É interessante pensar que um dos transportes mais avançados do nosso planeta está condicionado por uma convenção que tem milhares de anos e que se baseia num rabo de um cavalo.

Irónico, não é?

Fonte

Sem comentários: