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Os vaivéns espaciais desenvolvidos pela NASA (como podem ver na figura à direita) têm dois foguetes que realizam a impulsão do aparelho para o espaço. Quem constrói estes foguetes é a empresa Thiokol numa fábrica no estado do Utah, nos Estados Unidos. Os criadores destes foguetes gostariam de os fazer maiores e mais poderosos mas têm uma limitação.
O transporte destes foguetes até ao Cabo Canaveral (o local onde fica a base de lançamento dos vaivéns espaciais da NASA) é feito através de comboio, porque é única forma segura de os transportar. Por causa do seu transporte ser realizado ferroviariamente e de o caminho entre a fábrica e a zona de lançamento ser pelas montanhas, o tamanho dos foguetes está limitado ao tamanho dos túneis existentes nesse percurso.
Mas então o que limita o tamanho dos túneis? Obviamente, os túneis estão feitos à medida dos maiores comboios existentes. Quem desenhou os túneis não estava preocupado em fazê-los adequados para a NASA, mas sim para os comboios que lá iriam passar.
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Para percebermos isso temos andar um pouco atrás no tempo. Quem construiu as primeiras linhas férreas não sabia bem que medida usar e então optaram por usar a mesma medida que os transportes mais populares da altura (as carroças) usavam.
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Mas isto ainda não responde à pergunta: quem determinou essa distância? Para sabermos isso temos ainda de andar mais para trás no tempo.
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Pois bem, a resposta está na Era Romana. Foi no tempo dos Romanos que os coches militares foram inventados. E a medida acordada na altura para o tamanho dos eixos foi determinada através de um cálculo médio do tamanho dos rabos de dois cavalos alinhados lado-a-lado, uma vez que era esse o animal utilizado para o transporte.
É interessante pensar que um dos transportes mais avançados do nosso planeta está condicionado por uma convenção que tem milhares de anos e que se baseia num rabo de um cavalo.
Irónico, não é?
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