segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Quem vê o nosso blog?

Agora que o Google desenvolveu um novo sistema para realizar estatísticas relativamente às visitas feitas a um site, é interessante perceber quem é que anda a visitar o nosso blog.

Qual não é o meu espanto que, quando vou consultar o mapa mundo destas estatísticas, verifico que temos visitantes do outro lado do Atlântico :-)

Dou-vos o detalhe das visitas:
  • De Portugal, temos visitantes de Lisboa, Rio de Mouro, Algés, Pontinha e Póvoa de Lanhoso
  • Do Reino Unido temos visitantes de Saint Andrews (os nossos emigrantes) e Bromsgrove
  • Do Brasil temos visitantes de Lagoinha, Rio de Janeiro e Serra
Interessante, não é? :-)

O Google Analytics pode tornar-se ainda mais interessante, uma vez que permite-nos consultar mais informação útil sobre quem visita o site.

Por exemplo, ficamos a saber que, de quem nos visita, 68,42% usa o browser Internet Explorer e os restantes 31,58% usam o Firefox.

Eu bem que me esforço para "evangelizar" o uso do Firefox, mas parece que as pessoas ainda não estão convencidas. Mas desde que nos visitem, não tem problema. :-)

E perguntam vocês: "Mas onde é que esta gente ficou a conhecer o blog?"
Vamos então ver qual o ponto de origem dos nossos visitantes.

Cerca de 42% dos visitantes iniciaram a sua visita a partir do Google. Isto não é surpreendente, uma vez que muitas pessoas usam o Google como homepage e que em seguida indicam o endereço do blog, o que em parte invalida esta estatística. Como tal, podemos considerar que estes 42,11% podem-se juntar aos 21,05% que acedem directamente ao blog inserindo o endereço na barra do browser.
Em partes iguais (10,53%), temos visitantes que viram o blog na listagem de blogs do Blogger (Blogspot.com) e na minha página pessoal.
Há também quem use o mail do Yahoo para aceder ao Blog (5,26%), mas isto deve ser o pessoal que vê os mails da mailing list dos "os meus amigos" e clica lá nos links do blog.
Finalmente, 10,53% dos visitantes vem de outras origens que não são possíveis detectar.

Um apontamento final para uma análise também muito interessante: Qual o conteúdo do site que foi mais visitado? Pois bem, temos aqui os vencedores: Avanços na luta contra o cancro, Tv online gratuita

A todos os que nos visitam, muito obrigado. Espero que continuem a gostar dos conteúdos aqui apresentados e que voltem sempre! Já agora, avisem os vossos amigos :-)

Sem comentários: