segunda-feira, dezembro 15, 2008

O "Ten" está de volta

Estávamos nos meados dos anos 90 e as camisas de flanela de padrão xadrez e as calças ou calções de ganga rasgados abundavam. Era a onda grunge que corria nas nossas veias e a culpa era de um grupo de miúdos rockeiros de Seattle. Na altura, o meu amigo Bruno deu-me a conhecer um álbum que se tornou uma das principais referências musicais da minha adolescência: Ten, o primeiro álbum dos Pearl Jam.

Como na altura andava também a dar os primeiros toques na guitarra, as músicas de Ten, tornaram-se para mim, um marco, um objectivo. E eu não era o único. Chegava a juntar-me com os amigos, também eles aspirantes a rockeiros grungeiros, só para reproduzirmos até à exaustão (neste caso, era até os dedos não aguentarem mais com os cortes das cordas de aço das guitarras acústicas) as músicas que tantas vezes passavam nas nossas aparelhagens e walkmans.

Mas porquê todo este saudosismo, perguntarão vocês? Porque parece que os Pearl Jam decidiram re-editar este grande álbum. Mas desenganem-se que este não será simplesmente uma reedição aldrabada com pseudo-remasterizações, só para a banda e a sua editora ganharem mais uns trocos. Serão lançadas quatro edições diferentes do álbum, sendo que cada uma incluirá a versão original e melhorada do álbum e um conjunto de músicas nunca anteriormente editadas. O novo álbum incluirá também um conjunto de surpresas que não foram divulgadas (daahhh, surpresas!!), mas será fácil antever que as mesmas deverão estar relacionadas com uma qualquer edição paralela de um DVD ou outros "goodies" para os fanáticos da banda (como os já conhecidos "rabiscos" de Eddie Vedder).

Ainda falta algum tempo para esta re-edição ser uma realidade, mas se fosse para já, eu atrever-me-ia a dizer que esta seria a prendinha perfeita para meter na minha meia de Natal que está junto à lareira.

Sem comentários: