terça-feira, agosto 21, 2007

Parece que a culpa afinal é do Windows

No passado dia 16 de Agosto, quem é utilizador do Skype deve ter reparado que não se conseguia ligar à rede e realizar telefonemas. Durante dois dias, a instabilidade na rede do Skype foi constante e já todos começavam a pensar que tinha havido um ataque qualquer à infraestrutura da empresa de chamadas telefónicas pela Internet.

Pois bem, um comunicado do "chefe" do Skype foi feito ontem, onde este "culpa" o Windows por esta falha da rede Skype. Como? É fácil. Aparentemente foi exactamente nesse dia que o Windows Update "sugeriu" aos utilizadores do Windows algumas actualizações. Quando os milhões de utilizadores do Windows por todo o mundo fizeram as actualizações e reiniciaram os respectivos computadores (como a maior parte deles tem a escolha de correr o Skype no início do Windows), a rede Skype foi inundada por milhões e milhões de pedidos de log-in que fez com que "rebentasse pelas costuras".

Mesmo não sendo grande adepto do Windows e não gostar particularmente do processo de actualizações da Microsoft, tenho de admitir que esta atribuição de culpa por parte do Skype à Microsoft parece exagerada. Primeiro, porque a maior parte das pessoas não realiza logo as actualizações assim que estão disponíveis e segundo porque nem toda a gente reinicializa o computador logo em seguida. Era preciso uma grande coincidência para que todos os utilizadores do Windows fizessem esses dois passos ao mesmo tempo.

O Skype tem é de aprender com esta lição e melhorar a sua rede e não atribuir culpas sem sentido.

Fonte: Skype

Sem comentários: