segunda-feira, junho 18, 2007

Vão à Madeira...conselho de amigo

Ah, Madeira, a terra das bananas.

A Madeira é realmente um sítio especial. Em mais nenhum lado do mundo se vêm coisas como esta:
Lá porque se colocou um poste enorme para a construção de uma linha de teleférico...não é razão para não se aproveitar o espaço deixado e fazer um hortinha! :-)

E é mesmo assim que se fazem as coisas na Madeira...tudo arrumadinho, como se pode apreciar nesta vista do Monte sobre o Funchal:

E por ser um sítio tão especial, o nosso amigo Alberto João decidiu que se deviam encontrar também as 7 maravilhas da Madeira. Nas palavras dele: "Se o cantnênte tem axete maraveilhas do moundo, nós tambê podémos ter"
E assim criou este concurso na ilha.

A verdade é que a Madeira merece a procura por esse título e não tem só 7 maravilhas. Tem muitas mais. E eu sou agora um Português envergonhado por ter passado tanto tempo sem ir a este sítio esplendoroso.

Começando pelas actividades balneares de todo o tipo que se encontram na ilha, a Madeira tem uma oferta incrível para os amantes das actividades aquáticas.

Por exemplo, a zona balnear do Lido é uma delas:

As piscinas naturais de Porto Moniz não lhe ficam atrás. Muito pelo contrário, é um espectáculo de formação vulcânica capaz de tirar o fôlego a qualquer um:

A ponta de São Jorge tem a sua beleza natural e as praias, também de formação vulcânica (portanto não estejam à espera de encontrar areiazinha branca), são encantadoras:

Para quem não gosta de mar, a Madeira também tem as suas diversões. Nada como uma descida nos cestos ambulantes do Monte para acelerar o ritmo cardíaco:

Para quem gosta de conhecer as origens da ilha, a visita às grutas de São Vicente é obrigatória, não só porque podem visitar grutas interessantes, como poderão ver como é que a Madeira surgiu no mapa. A visita inclui para além das grutas em si, um documentário sobre a formação da ilha e um filme em 3D desde o interior da terra até à Madeira:

As típicas casas da Madeira podem ser vistas em Santana:

Mas o que é mesmo interessante na Madeira é as paisagens deslumbrantes que encontramos por toda a ilha. O Curral das Freiras é um dos sítios mais bonitos da ilha:

E uma caminhada até ao pico do Areeiro (o ponto mais alto da ilha) permite-nos ver paisagens como esta:

Ou esta:

Ou mesmo esta:

Quem é adepto de conhecer a vegetação diversificada da ilha, nada como percorrer os 11 Km da Lombada de Ribeiro Frio Levada DO Ribeiro Frio (obrigado ao leitor sensível César) e apreciar a beleza encantadora de uma floresta selvagem:

É assim a Madeira. Um lugar encantador que se calhar poucos Portugueses têm a noção do quão bonito é. E eu ainda não fui aos Açores... diz que é uma espécie de Madeira... mas melhor... e vezes 9 :-)

5 comentários:

Scherzan disse...

Amigo, permita-me que lhe faça uma correcção! Onde diz "lombada de Ribeiro Frio" deverá ser "levada DO Ribeiro Frio-Portela".
Quanto às suas fotos, muito boas, algumas parece-me já ter visto em postais turísticos mas enfim. Se diz que são suas eu acredito.
Permita-me também que faça um comentário à sua apresentação.
De certa forma sarcástica e em nada simpática sobretudo no final, turistas como voçê devem ficar em casa. Ainda assim, a iniciativa das 7 maravilhas da Madeira não partiu do Governo Regional mas sim de um entidade privada associada à exploração do turismo no arquipélago.
Existem coisas boas, outras menos boas e outras más. Assim como em todo o lado. O desafio está em visitar o arquipélago com uma mente aberta. É caso pra dizer "tente novamente"!
Obrigado

António Lopes disse...

Caro César,
obrigado pela sua correcção. Eu não fazia a mínima ideia de que o termo correcto era essa. Mas se diz que é esse, eu acredito.

Em relação ao seu restante comentário, apraz-me dizer o seguinte:

- Lamento que considere o meu artigo como sendo sarcástico. O que tentei fazer foi escrevê-lo num certo tom humorístico para o tornar mais interessante. Mais sarcástico parece o senhor com o comentário infeliz de que as fotografias talvez não sejam minhas, mas que "acredita" já que eu digo que são.

- Já agora, obrigado pela comparação das minhas fotografias com postais turísticos. Parece que afinal a minha veia fotográfica não é má de todo.

- Custa-me a crer que o caro amigo César não tenha o sentido de humor necessário para ler este artigo, uma vez que vindo da Madeira (estou eu a assumir, não tenho como confirmar) já deveria estar habituado ao tom jocoso com que o senhor Alberto João Jardim chama "filhos da p**a" ao pessoal do Continente. Ai, o que eu me rio cada vez que o Presidente faz isso. Sim, tenho de me rir que é para não chorar e desatar a escrever comentários infelizes nos blogs de tudo o que é Madeirense.

- Em relação à iniciativa das 7 Maravilhas, tem toda a razão. Mais uma vez, eu fiz uma referência ao Governo Regional e à figura do seu Presidente apenas para dar um tom humorístico ao texto. Não quis de forma nenhuma desvalorizar a iniciativa até porque, se bem leu no meu texto, por mim a maior parte das 7 maravilhas de Portugal deveriam estar na Madeira.

- Finalmente, se assim não o entendeu, o meu texto visava valorizar a Madeira ao máximo. Adorei o sítio, as pessoas, as vistas, a comida, tudo... Só tenho coisas boas a dizer da Madeira mas, como o caro amigo afirma, também tem coisas más. Mas na minha opinião, só tem uma: gente com mau fígado, sendo que o melhor exemplo será o Presidente do Governo Regional. Espero sinceramente que o meu amigo tenha o senso de humor suficiente para não entender mal o meu texto e mostrar que não é uma dessas pessoas.

E reafirmo: Vão à Madeira...conselhor de amigo!

Anónimo disse...

Boas, gostei muito das fotos, é bom que a madeira seja vista, gostaria se alguém desejar conversar com pessoas da madeira, já que é uma ilha que cada vez me fascina mais e quem sane ainda irei para ai.( é só uma questão de trabalho)
o meu msn. webrusso@hotmail.com
Obrigado

Anónimo disse...

k linda a ilha da madeira.

filipe paixao disse...

o ponto mais alto da ilha é o Pico Ruivo. é mais que natural que uma pessoa que não é da Madeira, saiba os nomes... ainda muito fez! os jornalistas são mais imprecisos que você, que foi o autor deste post. gostei :)